terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Como poderia escrever sobre ti
encontrar metáforas
que retratassem sua cândura?
De onde extrair matéria-prima
para relatar sua vida, sua história?
Não tenho sabedoria nem talento suficientes,
nem poesia e rima
que estivessem a sua altura.

Talvez minhas lembranças de menina
possa essas linhas agradar
as farras em véspera de Natal
os doces roubados, tesouros escondidos
eu e meus primos, todas as brigas
que teve de aturar, às vezes, sozinha
O teu amor a tua fé oferecidos
fez de nossas vidas algo excepcional.

Ter corrompido tua paciência
em minha infância recebendo
o primeiro tapa como neta,
trago como troféu tal feito
para relatar minha vida em sua história
marca de sua tolerância perdida
e também confesso meu desrespeito
quando era criança tão sapeca.

Assim termino sem ser poeta
ao contrário de teu grande amor
sem ter o talento que me foi negado pela génetica
sem a matéria prima adequada à um poema
com as rimas todas entruncadas
histórias sem fim nem começo
acaba dessa forma anti-estética
mesmo tendo o mais perfeito tema.

À minha avó Maria José.
Escrito em 15/05/2004

2 comentários:

poet disse...

Ter corrompido tua paciência
em minha infância recebendo
o primeiro tapa como neta,
trago como troféu tal feito
para relatar minha vida em sua história
marca de sua tolerância perdida
e também confesso meu desrespeito
quando era criança tão sapeca.

Assim termino sem ser poeta
ao contrário de teu grande amor
sem ter o talento que me foi negado pela génetica
sem a matéria prima adequada à um poema
com as rimas todas entruncadas
histórias sem fim nem começo
acaba dessa forma anti-estética
mesmo tendo o mais perfeito tema.

Algo de extrema sensibilidade e pureza, sem presisar ser "Machadiano", "Shakespeariano" ou de Drummond, é pessoal, é seu, seja como for, é o melhor, ñ por ser melhor que um ou outro, e sim pq é seu e é o seu melhor...

Beijos e espero que tenha lido até aqui...

Você não me deve mais nada, oque aprendi paga qualquer dívida

poet disse...

que esta "amizade" perpetue.
que vença a distância,
que suporte a dor,
que divida um peso,
que sorria para a saudade,
que seja de alegrias e tristezas,
porque, como fui ensinado, uma vida sem amassados, é uma vida de fuga(da responsabilidade de viver a vida que nos foi dada, mas, a outros foi tirada e a uns nem foi concedida)
então, que seja eterna enquanto dure...